FISL 8.0: Programando a nova cultura da colaboração
Cecilia Fernandes em 20/04/2007Roberto Lemos, José Marcelo Zacchi e Carlos Affonso Pereira de Souza dividiram o tempo de uma palestra para expor suas visões a respeito da cultura de colaboração sob a qual o movimento de software livre e a web2.0 funcionam.
Curiosamente, a marca web2.0 é registrada nos EUA e pode, com isso, exigir direitos sobre seu uso. Além disso, os palestrantes alertam para um fato absurdo: ao colaborar com fotos e notícias para mídias de grande porte é preciso atentar para o regulamento de colaboração, ou você pode perder os direitos sobre aquilo que produziu.
Por outro lado, a verdadeira cultura colaborativa influencia até mesmo aqueles que não têm computador, mas desfrutam dos avanços tecnológicos – como o acesso via lan houses em vizinhanças pobres.
Por mais que sejam informais e ilegais, elas produzem uma oportunidade para a população de baixa renda de se inserirem na sociedade tecnológica.
O palestrante apelou: “Autoridades do Brasil: deixem as lan houses em paz!”
Ainda na mesma palestra, Carlos Affonso fez uma explicação deveras interessante e divertida sobre a circularidade da internet, particularmente da Wikipedia.
Partindo da página inicial da Wikipedia, o palestrante passou por Donald Rumsfeld, Princeton, 1746, Tiradentes, Comércio, OMC, 1995, Bruna Marquezine, 4 de agosto, Wikimania, Jimmy Wales, Wikipédia, cuja página inicial levava à página do Donald Rumsfeld naquela ocasião. Recebendo uma salva de palmas acalorada dos ouvintes.
Como recomendação de leitura, ficaram:
- Direito do Software Livre
- Direitos Autorais na Internet
Boa leitura.