Brasileiros no Google Summer of Code
convidados em 22/05/2007Segundo o Blog do Google Summer of Code (evento promovido pela Google para incentivar a participação em projetos open-source com uma bolsa associada), a participação brasileira aumentou de 2,5% em 2006 para 4,2% neste ano. Temos agora 20 mentores, numero muito superior ao do ano passado.
Essa é uma ótima notícia para a comunidade brasileira de open-source, que tem um grande potêncial, mas que talvez seja um pouco diluida por causa da vastidão do nosso país. Na minha universidade (USP) o GSoC tem sido bem divulgado todos os anos, com incentivo dos professores aos alunos que querem participar. Mas muito (como eu) não tem o tempo necessário para se dedicar, dado que o evento ocorre nas férias americanas que não são compatíveis com as nossas.
Mas muitos ainda não tem interesse sobre o assunto e são abocanhados pelas empresas de Software Proprietário, que com parcerias convencem os alunos e professores de universidades a prestar mão-de-obra barata.
A Google com certeza não é nenhuma boa-samaritana, se ela divulga o software livre é porque tem suas próprias intenções sobre isso, mas enquanto ela estiver pagando para que desenvolvedores realizem melhorias e desenvolvem projetos de pertencem a toda a comunidade eu irei fazer busca no Google ao invés do Live Search (ou qualquer nome que aquilo tenha).
Mais informações no Blog do Google Summer of Code.