Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Falando em Java: Interfaces ricas na Web com Ajax

Cecilia Fernandes em 22/07/2007

De volta ao Falando em Java, em outra palestra divertida que marcou o início da guerra de IDE’s entre os palestrantes, Fábio Kung apresentou o Ajax – Asynchronous Javascript And XML – como uma solução para a criação de interfaces para a web.

“Se você não hibernou nos últimos meses, você sabe o que é Ajax”

Pelo fato de ser assíncrono, ele permite que requisições sejam executadas sem atrapalhar o usuário, que antes precisava esperar seu comando ter efeito para recuperar o controle da página.

A vantagem de se usar JavaScript e XML foi mostrada logo a seguir: são linguagens simples. Em XML, pode-se atualizar partes diferentes de um Html ou mesmo Xml, alterando poucas linhas. O JavaScript por sí, é uma linguagem dinâmica e possui protótipos de programação orientada a objetos.

A grande maioria de programadores torce o nariz ao ouvir de Javascript e se lembra da enorme quantidade de código para fazer coisas simples e do pesadelo que é lutar com a compatibilidade dos browsers. Ok, a solução do Fábio é simples: não escreva código!

Em vez de “reinventar a roda”, basta usar uma das muitas Libraries disponíveis para Javascript, como JQuery, Prototypes, Dojo ou Script.aculo.us. Essas bibliotecas contêm boa parte das funções de que você vai precisar para sua página.

Além disso, outras ferramentas que podem ser úteis são o InteliJ Debug e o Firebug, um addon pra Firefox muito útil – particularmente para experimentar *.css.

Ainda outras alternativas ao Ajax foram citadas. Entre elas: JBoss com Ajax4jsf, Tapestry, Wicket e Ruby on Rails com RJS. Pra quem abomina JavaScript, vale a pena dar uma olhada!

Creative Commons License
Falando em Java: Interfaces ricas na Web com Ajax de Cecilia Fernandes está licenciado sob Creative Commons License.