SNL - As Brumas de Avalon
Jonas Abreu em 13/08/2007Acho que todo mundo já ouviu, leu ou assistiu alguma histório relacionada ao Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Você deve ter notado que o ponto de vista é sempre masculino. As mulheres, embora presentes, aparentam não ser responsáveis pelos acontecimentos no decorrer da história. Esse livro é diferente exatamente nesse ponto.
“As Brumas de Avalon” (escrito por Marion Zimmer Bradley em 1979) conta as mesmas histórias sob o ponto de vista feminino, passando os homens para um papel secundário. Com isso, toda a estrutura da história é modificada, sem perder nada desse mundo fantástico.
O primeiro dos quatro volumes é o melhor na minha opinião. Senti que a autora perde um pouco do rítmo no decorrer dos outros volumes, mas mesmo assim ainda é um dos livros que mais gostei de ler.
Era um livro para o qual eu não dava muito valor, mas que surpreendeu-me muito. Para os que gostam desse tipo de história (Tradições Celtas) é realmente uma leitura imperdível. Para os que não gostam ou não tiveram muito contato, é um ótimo de jeito de conhecer melhor.