SNL - Memórias, Sonhos e Reflexões
Jonas Abreu em 20/08/2007Seguindo com nossa série sobre livros, aqui vai um dos meus preferidos.
Memórias, Sonhos e Reflexões é a autobiografia de um dos maiores psicólogos, Carl Gustav Jung. Mas não dá para levar essa biografia como uma biografia comum. É bem melhor tratá-la como uma visão psicológica das mudanças pelas quais Jung passou durante sua vida.
Como em toda biografia, a vida da pessoa é narrada do começo até o momento em que o livro está sendo escrito. E a infância de Jung merece um capítulo especial nesse livro.
Além da infância (eu poderia ficar escrevendo durante horas sobre isso, mas destruiria o prazer daqueles que ainda vão ler o livro), dois outros trechos eu considero muito marcantes: A construção da casa de campo (ou seria na praia? não me lembro) e o momento em que ele escreve “Os sete sermões para os mortos” (mais tarde considerado por ele como um “erro juvenil”).
Boa parte do relacionamento de Jung com Freud é comentado também nessa biografia, mas sempre como uma forma de elucidar as mudanças ocorridas na psique de Jung.
Além disso, durante o livro são citados diversos outros livros (de “Fausto” a “O segredo da Flor de Ouro”), que mostram muito bem o caminho seguido por Jung durante sua vida.
Ler este livro foi uma experiência bem reveladora pra mim, porque foi o segundo livro relacionado a psicologia que li (o primeiro foi “O eu e o inconsciente”, também de Jung e do qual falarei mais tarde) e realmente me identifiquei muito com essa linha psicológica. Em especial com os trabalhos sobre o subconsciente e inconsciente coletivo.
Aniela Jaffé foi responsável por organizar a biografia.