OpenSource Projects: Archimedes
fabs em 05/09/2007Inaugurando nosso conjunto de posts sobre Projetos Opensource, temos o OpenCAD Archimedes, um projeto em encubadora Fapesp que eu faço questão que seja o primeiro dessa série porque, apesar de nunca ter colaborado com ele, acompanho-o desde suas primeiras retas e intersecções.
Eis o texto escrito por Fabrício S. Nascimento e revisado por Mariana V. Bravo e Hugo Corbucci, desenvolvedores, sobre o OpenCAD Archimedes.
Ainda que o início de sua construção tenha se dado apenas em 2005, o projeto Archimedes teve seu nascimento anos antes, nas idéias de um arquiteto paulistano. Entretanto, deste a data de sua concepção até o início de sua execução, foram necessários não somente três anos mas também um desafio, proposto por John MadDog Hall durante o Fisl 6.0, para que o projeto pudesse então alçar seu vôo inaugural.
Hoje, um ano e meio após seus primeiros passos , o projeto Archimedes vem se mostrando bastante promissor. E ao contrário do que é comum na maior parte dos software do tipo CAD, o projeto, ainda que possa ser usado para tal, não vem diretamente atender engenheiros e seus desenhos técnicos, mas sim arquitetos, um segmento de usuários pouco contente com as atuais ferramentas do mercado.
Outro contraponto bastante importante está no investimento monetário necessário para adquirir por exemplo softwares similares, como o AutoCAD, o mais famoso entre as aplicação desse tipo, que está na casa dos 5 mil dólares por licença, enquanto a versão 0.52.0 Full do Archimedes, por se software livre pode ser obtido gratuitamente em http://sourceforge.net/project/platformdownload.php?group_id=143642
Mas as vantagens do Archie, como é carinhosamente chamado por seus principais contribuintes, não param por ai. Até a versão 0.17.1 a aplicação estava disponível para Unix, MacOS e Windows e deveria funcionar em qualquer outra plataforma que tenha uma implementação da Java Virtual Machine e OpenGL nativo, entretanto, as versões posteriores, que tiveram um salto em seu “big number” direto para 0.50.0 rodam apenas em Unix, MacOS e Window. O motivo é que para prover maior flexibilidade e extensibilidade para o projeto, toda a arquitetura do Archimedes foi modificada para utilizar Rich Client Platform (RCP), e por isso o projeto carece de plugin OpenGl para outras plataformas que não as citadas.
Atualmente, nosso time de desenvolvedores está em busca de recuperar a maior parte das funcionalidades perdidas durante a transição da antiga arquitetura para RCP e em busca de desenvolvedores interessados em a se juntar a nós nessa empreitada.
Mais informações http://archimedes.incubadora.fapesp.br/portal.
Confira alguns ScreenShots: http://archimedes.incubadora.fapesp.br/portal/screenshots-2.
Agradecimentos ao Fabrício, à Mariana V. Bravo e ao Hugo Corbucci.