AdSense Flood
Jonas Abreu em 02/11/2007Semanas atrás (desculpe-me pela demora), recebi um e-mail com um pergunta interessante. Existe alguma forma de evitar que alguém clique milhares de vezes nos seus anúncios do AdSense (serão marcados como cliques inválidos) e você tenha sua conta do AdSense bloqueada?
Pra mim é bem claro que gerar uma ferramenta que faça isso não demoraria mais do que 20 minutos e poderia nos outros 20 minutos forjar milhares de cliques.
Como agir em uma situação como essa?
Por experiência, sei que a Google envia um e-mail avisando sobre cliques inválidos e lembrando de alguns dos principais pontos dos Termos de Serviço. Acredito que a primeira ação seja entrar em contato com a Google (respondendo esse e-mail).
Eles com certeza sabem que uma ferramenta como essa é fácil de ser rastreada (os cliques inválidos estarão associados a um número pequeno de IPs, pois não é tão simples obter um zumbi para rodar seu programa) e embora eu não possa afirmar, acredito que isso seja classificado como crime (é uma conduta obviamente lesiva).
Quanto a ter a conta do AdSense bloqueada, eu acredito que embora uma possibilidade, isso é bem difícil de acontecer. A google é uma empresa que tem mostrado bastante bom senso no contato com usuários. São poucos os exemplos de ações radicais e injustificadas (a maioria vem de autores de site que abusaram de SEO e foram expulsos dos programas por causa disso). Além disso, o objetivo deles é ganhar dinheiro e pra isso eles precisam que o negócio escale muito. Se permitirem ataques tão óbvios como esses irão perder muito dinheiro a longo prazo, pois as pessoas irão parar de usar os sistemas dela.
Não acredito que a Google comece um programa de execuções sumárias para quem tiver cliques inválidos nos anúncios, mas mesmo assim é sempre bom diversificar a renda.
[Extra]
Acabei de reler os termos de serviço e vi que existe menção apenas a robos usados pelo dono da conta. Robôs de terceiros (desde que não incentivados pelo dono da conta) não estão presentes no TOS. Portanto acredito que não exista motivo para se preocupar com isso. É do maior interesse da Google que isso não aconteça ou seja raro e que não prejudique os assinantes do AdSense.