Software útil
Luiz em 15/12/2007Olá a todos! Sou o mais novo membro do VidaGeek. Nesse meu primeiro post vou falar um pouco sobre a utilidade do software.
Creio que, como eu, todo programador fica satisfeito quando faz ou participa do desenvolvimento de um software que as pessoas usam e gostam. Mas nem sempre um programa que escrevemos tem a avaliação que esperávamos. Como, então, escrever algo que se sabe que será utilizado?
Pode parecer óbvio, mas a resposta é o foco no usuário. Não basta escrevermos um programa que faça o que o usuário quer (ou o que nós, programadores, queremos), é necessário que o programa seja do jeito que o usuário mais gosta, ou seja, fácil de usar, de aprender e eficiente. Daí surge a necessidade de se levar em conta a opinião do usuário a cada passo do desenvolvimento, para saber o que pode ser melhorado e como. Esse é um processo iterativo: a cada passo, deve-se procurar saber o que o usuário achou do produto até àquele estágio e tentar corrigir os problemas enquanto se implementam novas funcionalidades.
Nem sempre é fácil obter esse tipo de informação. O usuário normalmente não sabe o que quer, exatamente. Aí entram questionários, entrevistas, observação, experimentos, etc.
A conclusão é: se você quer fazer algo útil, procure saber quais são as necessidades dos usuários. Quais são os problemas existentes nos produtos atuais ou o que pode ser criado para facilitar a realização de uma tarefa.
Exemplos bem-sucedidos de produtos que levaram em conta a opinião dos usuários: Windows (sim, apesar de ele ser cheio de problemas, ele faz sucesso), Wii, Orkut, Youtube.
Creio que é isso que falta para que o Linux faça mais sucesso do que já faz.
Para saber mais: Interação Humano-Computador