Computadores e Ecologia
Luiz em 22/02/2008Recentemente, assisti o documentário “Uma Verdade Inconveniente”, do Al Gore (uma vez candidato à presidência dos EUA). Isso me inspirou a escrever esse artigo, comentando sobre algumas coisas que nós, computeiros computólogos, podemos fazer pelo nosso meio ambiente.
Um dos maiores problemas com computadores é que eles gastam muita energia elétrica. Para se ter uma idéia, um desktop ligado pode consumir até 600 Wh no pior caso, quando o computador está com carga total (por exemplo, durante a execução de um jogo) e um monitor grande e/ou antigo está em uso. Os maiores responsáveis pelo gasto de energia no computador são, sem dúvida, o monitor e o processador, seguidos pela GPU.
Junte a isso as luzes do ambiente em que você trabalha e os periféricos ligados mas utilizados com pouca freqüência (impressoras, principalmente), e você terá um consumo que pode chegar aos 800 Wh.
Para diminuir o consumo, eis alguns conselhos:
- Desligue o monitor sempre que não estiver usando o computador; de preferência, desligue o computador também, mas se você pretende retornar em breve, coloque-o no modo de espera.
- Ligue os periféricos apenas quando for usá-los. Quando não estiverem em uso, desligue-os da tomada.
- Prefira monitores LCD aos antigos de tubo (CRT); são mais econômicos, além de não agredirem sua visão.
- Se possível, troque seu computador de mesa por um notebook. Notebooks consomem bem menos energia (em torno de 50 Wh).
- Utilize lâmpadas econômicas no local onde o computador ficar.
- Se pensa em utilizar o computador para jogos, prefira um videogame. Além de serem feitos especificamente para jogos, são mais econômicos que os computadores (menos o PS3, que gasta quase tanto quanto um PC), mesmo considerando o gasto da televisão junto.
Fora o consumo de energia, todos nós podemos tomar medidas para diminuir nossa agressão ao meio ambiente. Veja alguns links sobre o assunto:
- An Inconvenient Truth: site do documentário. Contém informações sobre o documentário e sobre como diminuir sua taxa de emissão de carbono. Em inglês.
- Story of Stuff: site com um documentário rápido (20 min.) sobre o destino das coisas. Muito interessante! Em inglês. Obrigado ao Fabricio Sousa Nascimento pelo link.
- Natureba: site sobre as diversas medidas que podemos tomar para diminuir o estrago no meio ambiente. Em português.