Aprendendo Bash
convidados em 02/04/2008
O Bash (Bourne Again Shell) é, com certeza, o shell mais utilizado no mundo. Ele é utilizado por padrão em todas as distribuições linux que conheço e também no MacOSX. Portanto o domínio de sua linguagem e comandos é essencial para os programadores que não utilizam exclusivamente o ambiente Windows. Na verdade, com o cygwin é possível ter todo poder do bash e outras ferramentas GNU no Windows, aumentando muito a produtividade do desenvolvedor.
Mas o Bash pode ser um pouco difícil de aprender no começo e, como tudo na computação, levasse um tempo para acostumar-se e decorar os comandos apropriados. Apresentamos então alguns sites para ajudar nesse aprendizado.
O Learning the shell apresenta toda a estrutura do sistema de arquivos do linux além de ensinar comandos importantes de manipulação de arquivos e conceitos relacionados a entrada/saída padrão e pipes.
Já o HowToGeek apresenta um post contendo uma série de atalhos de teclado para agilizar ainda mais o uso do shell. O post menciona que os atalhos são para o Ubuntu, Debian, Suse e Redhat mas na verdade irão funcionar para muitas outras distribuições, como o Gentoo por exemplo.
Pode-se utilizar ainda o Linux bash commands – MAN pages que lista os comandos do bash e permite consultar o manual de cada um deles. Não se esqueça que você pode consultar o manual de vários programas e comandos através do comando man programa
.
Além deste sites, nos já publicamos alguns posts sobre o bash. O “Aprenda comandos básicos de Linux” indica um manual de uma página com os comandos mais importantes do bash. O “Turbinando o terminal” indica como deixar o seu terminal mais bonito e com aliases para evitar a digitação de grandes comandos que são freqüentemente utilizados. E por último temos o post Um pouco de bash que aborda comandos básicos e algumas dicas deste shell.