ACM ICPC - Brasil na maratona de programação 2008
Cecilia Fernandes em 11/04/2008Nesta quarta, a final da Maratona de Programação ACM-ICPC desse ano reuniu, em Banff, Canadá, os 98 melhores times de programação, vindos de diversos países.
Foram 9 problemas ao todo e você pode baixar o “Problemset” direto da página oficial da ICPC em pdf.
Durante a prova, havia um placar online com os resultados atualizados de 30 em 30 segundos – o que tornou bastante difícil trabalhar até as 14:30 (horário brasileiro) deste dia!
Em particular, o time do IME/USP tinha dois problemas resolvidos e um outro submetido mas rejeitado e a expectativa de que passássemos finalmente o problema J e à frente de Buenos Aires (então com 3 problemas solucionados e muitas submissões rejeitadas) me desconcentrou até o placar parar de ser atualizado, uma hora antes do fim, com esses mesmos resultados parciais.
Cerca de uma hora após o término da prova, recebemos notícias de que o IME/USP passara mais um exercício na hora final e novamente criou-se expectativas com relação ao título Latino-Americano. Mas! O trio argentino também passou outro problema na hora de encerramento, ficando à nossa frente.
O Brasil foi representado por 4 times nessa competição e sua melhor colocação foi no bloco de 47os: Universidade de São Paulo (IME/USP) e Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), infelizmente ficando atrás dos vizinhos argentinos da Universidad de Buenos Aires e perdendo o título de melhor da América Latina. Os ex-soviéticos (Rússia e Leste Europeu) ficaram com oito das doze primeiras colocações e lideraram a prova.
Parabéns aos representantes brasileiros nesse ano! A gente espera que tenha sido muito divertido, pelo menos!
Veja a lista completa de resultados e as fotos e vídeos do evento.