FISL 9.0: Entrando nos trilhos - Introdução a Ruby on Rails
Cecilia Fernandes em 19/04/2008Ao entrar na sala John Maddog Hall, uma das maiores desse FISL, 5 minutos antes do início da palestra, eu esperava muitas coisas, mas certamente não esperava encontrar uma sala de palestras completamente lotada, com até mesmo pessoas de pé para assistir o Fabrício falar.
A motivação dessa palestra é algo também interessante: o palestrante sente que Rails acabou sendo o foco da trilha de Ruby e acha que a linguagem em si merecia mais destaque, embora mesmo sua palestra fale de Rails. A palestra ensinou Ruby básico, um pouco de rails e explicou que Ruby é baseado em Convention over configuration e usa MVC naturalmente – tudo isso demonstrado na construção de uma pequena aplicação funcional.
Passando por a criação de uma página com formulário simples e padrão de Ruby on Rails e seguindo incrementalmente e de forma bastante natural – fazendo alterações à medida que erros foram aparecendo e resolvendo-os. Não sei se propositalmente ou acidentalmente, mas os incontáveis erros que apareceram durante a palestra foram até instrutivos, já que o palestrante mostrou o que causava cada um deles e como eram resolvidos.
De passo em passo, de erro em erro e passando, eventualmente, pelo scaffold uma aplicação simples de perguntas com usuários. Apenas, uma pena, não deu tempo de terminar essa aplicação. A versão completa dessa aplicação pode ser vista clicando aqui: Aplicação de Perguntas.