FISL 9.0: Desenvolvendo jogos com PyGame
Cecilia Fernandes em 24/04/2008O colaborador convidado Igor Montagner é bacharelando em Ciências da Computação pelo IME/USP e esteve no FISL 9.0 conosco, onde a palestra sobre PyWeek e PyGame chamou sua atenção. Veja o que ele tem a contar sobre essa palestra!
A palestra sobre a PyWeek comecou explicando o que realmente é a PyWeek: uma oportunidade para a maioria das pessoas realmente terminarem um jogo.
As regras foram explicadas em seguida: basicamente, os times ou indivíduos (pode-se competir sozinho) devem, após votado um tema, desenvolver um jogo completo em apenas uma semana! E é claro que este jogo deve ser feito em python :)
Após esse tempo existe uma votação dos jogos e os resultados são anunciados.
Depois da introdução, os palestrantes Alejandro Cura e Héctor Sanchez fizeram uma espécie de estudo de caso de alguns jogos entregues por suas equipes para a PyWeek. Não vou falar aqui especificamente de nenhum jogo, mas sim comentar sobre as experiências passadas pelos palestrantes enquanto apresentavam seus jogos.
A primeira observação foi justamente que seus primeiros resultados não foram muito bons, mas, mesmo assim, conseguiram fazer jogos completos e divertidos. Um dos jogos apresentados não era, segundo o palestrante, muito legal e só depois da adição de melhores gráficos ficou mais agradável e divertido. Gostei dessa ênfase na importância da arte. Pode parecer meio óbvio, mas o visual conta bastante para a diversão do jogador e, neste caso, foi muito importante na obtenção de um resultado mais positivo.
Em compensação, outro projeto tinha gráficos mais polidos e história melhor, mas como, na minha opinião, a jogabilidade não era intuitiva, o jogo não se tornou divertido.
Os jogos ficaram mais completos nas últimas participações e tinham vários níveis e telas bonitas de game over e de nível completo. Os efeitos sonoros também foram muito bem feitos, contribuindo para o tom humorístico de todos os jogos apresentados.
A palestra chegou ao fim com os palestrantes convidando os brasileiros a participarem da PyWeek e comentando que esta é uma boa oportunidade de aprender Python.
Por causa desta competição, 250 novos jogos foram criados em Python. Uma conclusão interessante foi tirada: o objetivo de um jogo (e da PyWeek) é ser divertido e não é necessário ter gráficos excepcionais para isso.
Mais informações são encontradas em www.pygame.org e www.pyweek.org.
Obrigado pela colaboração, Igor!
Simultaneamente a essa palestra, estive na palestra sobre “Desenvolvimento ágil de software com XP e Scrum”, da qual falarei em um próximo post – em breve.