Linux, Open-source, Programação e Produtividade

SNL - Ensaio sobre a cegueira

Luiz em 07/05/2008

José Saramago teve uma ótima idéia para um livro, e usou seu talento muito bem para escrever “Ensaio sobre a cegueira”.

O livro narra a história de uma doença de causas desconhecidas que afeta uma nação inteira (na verdade, os limites do avanço da doença não ficaram muito claros, mas isso não é muito importante). Tudo começa com uma cegueira súbita de um cidadão enquanto dirigia seu carro. Ele estava esperando o semáforo ficar verde, quando, de repente, fica cego.

Mais pessoas vão ficando cegas; a doença se alastra numa velocidade espantosa. As autoridades tomam medidas para tentar impedir seu avanço, como colocar em quarentena os doentes, mas nada parece fazer efeito. Apenas uma pessoa não fica cega, e essa pessoa passa a descrever o mundo de cegos.

O mais interessante no livro não é o progresso da doença, mas o estudo do comportamento das pessoas frente à doença: algumas tentando sempre levar vantagem, outras altruístas, outras simplesmente egoístas. Todos esses aspectos são analisados sob um ponto de vista diferente.

Outra característica bastante interessante no livro é a descrição que é apresentada das pessoas se adaptando à vida sem visão. O nível de detalhamento é fantástico, e faz parecer que o próprio autor do livro passou pela situação. Essas partes do livro, aliás, mostram as dificuldades que passa alguém que fica cego, algumas das quais a gente nem percebe.

Em suma, o livro é muito interessante. Dá asas à imaginação sem sair do mundo real, e faz-nos pensar sobre nossa própria natureza, sobre nossas vidas e o mundo em que vivemos. Recomendo!

Creative Commons License
SNL - Ensaio sobre a cegueira de Luiz está licenciado sob Creative Commons License.