Linux, Open-source, Programação e Produtividade

MMORPGs: City of Heroes

convidados em 17/08/2008

Herois Não foi difícil encontrar um site que oferecesse um período de testes de 14 dias para o City of Heroes/City of Villains. O download foi tão demorado quanto se pode esperar de um MMORPG moderno, já que o jogo têm 2.5GB. A idéia do jogo é simples: jogando como um super-herói você vive em Galaxy City, uma cidade cheia de bandidos e missões a serem cumpridas e jogando como um vilão você vive em Rogue Isles, uma ilha que serve de refúgio para os vilões mas que é cheia de traições e problemas.

A criação de personagens talvez seja a parte mais empolgante do jogo, onde você poderá criar seu próprio super-herói. Mas não é bem assim, já que os heróis são divididos em alguns arquétipos básicos de RPG (a la D&D). Na pratica, você escolhe se tem um personagem que é bom a distância ou em combate corpo-a-corpo ou ainda é útil para controlar os inimigos ou ajudar os aliados. Ou seja, o super-homem é inviável no jogo já que ele tem super-força mas também tem ataques a distância. Talvez um sistema mais parecido com GURPS Supers funcionasse melhor. A parte de configurar a aparência é bem legal, com algumas coisas que não encaixam, mas é possível criar uma infinidade de heróis/vilões.

O jogo em si não foge muito do MMORPG clássico. Pelo menos nos primeiros levels, a busca é por XP e a história não prende. Coisas bizarras como passar por um assalto e não fazer nada são comuns só porque o inimigo tem level maior que o seu e você vai morrer se enfrenta-lo. No começo você passa também muito tempo andando para chegar de um ponto da cidade ao outro, mas aparentemente em levels maiores você ganha a habilidade de voar. Mas, sinceramente, cansei do jogo depois de pouco tempo por vários motivos, sendo um deles o sistema de combate que é muito atrapalhado pela forma como a câmera é controlada.

Resumindo, o City of Heroes é um MMORPG no estilo mais clássico, sem muita inovação exceto por ser o primeiro sobre o tema de super-heróis. Mas acho que para fãs de quadrinhos o jogo deixa a desejar. Espero que com o futuro lançamento do DC Universe Online, tenhamos um jogo realmente legal para este gênero, mesmo não sendo possível jogar com Batman e companhia (o que era de se esperar).

Quem sabe a Marvel não se empolga e lança um jogo ainda melhor?

Imagem por kagey_b