Probabilidades no Banco Imobiliário
convidados em 05/09/2008O Banco Imobiliário (Monopoly no original) é um dos mais clássicos jogos de tabuleiro e imagino que quase todo mundo já jogou este clássico quando pequeno (ou ainda joga). Como o jogo utiliza-se de dados para jogar, a probabilidade é uma característica intrínseca do jogo. Este artigo apresenta uma série de cálculos explicando a probabilidade envolvida no jogo.
As tabelas mostradas no artigo são bem interessantes (não que você vá jogar com elas ao lado, mas dá pra pensar em algum tipo de estratégia). Nele estão tabelas que mostram a probabilidade de cair em algum dos quadrados do tabuleiro pensando no longo prazo, a esperança de retorno dos seus terrenos para cada jogada do adversário e ainda a quantidade de rolagens de dados dos oponentes para pagar o custo de uma compra (de terreno ou melhoria). Com esta última tabela podemos ver o custo/benefício de cada terreno do jogo, uma informação bem interessante. O artigo termina com duas tabelas mostrando a probabilidade de estando em um quadrado chegar em outro, na verdade trata-se de duas cadeias de Markov utilizadas para fazer os cálculos de probabilidade.
O interessante do artigo são suas conclusões. As ferrovias são ótimos investimentos, principalmente quando você tem várias delas mas a longo prazo perdem para propriedades com casas ou hotel. A terceira casa apresenta o melhor rendimento em praticamente todas as propriedades e, como era de se esperar, os quadrados entre a prisão e o “vá para a prisão” são os mais visitados.
Note que este é um estudo probabilístico para longo prazo e portanto não é valido para a análise de uma quantidade pequena de rounds. Note também que não estão incluso no estudo itens como dinheiro, trocas e leilões. Mas mesmo assim é interessante de ver.
Se você se interessa por este tipo de assunto, de uma olhada também no nosso post sobre o Life.
Imagem por DaylandS