Mercado ou mundo acadêmico?
Luiz em 03/10/2008
Uma das dúvidas que mais me atormentou (e ainda atormenta) desde que ingressei na graduação é aquele tipo de dúvida que sempre surge perto de uma mudança de fase nas nossas vidas: e depois? No meu caso específico, a dúvida se resumia a escolher: seguir carreira acadêmica ou partir para o mercado de trabalho?
Inicialmente, acreditava que havia muito de diferente nos dois caminhos mas, fazendo um comparativo com mais atenção, é possível perceber que eles não são tão diferentes assim; têm muitas coisas em comum. Por exemplo: seguindo carreira acadêmica, será necessário utilizar a criatividade e procurar problemas em aberto para serem solucionados. Essas mesmas qualidades não são, também, necessárias no mercado de trabalho? A segunda é fundamental principalmente na hora de abrir um novo negócio; pode ser a chave para o sucesso.
Outra característica em comum nos dois caminhos é o rigor com que suas produções são avaliadas. Obviamente, existem lugares que não são muito rigorosos, mas os bons, tanto acadêmicos quanto comerciais, são bastante. Aqui aparece uma diferença: a avaliação é mais rigorosa em aspectos diferentes. Mas mesmo essa diferença tende a zero quando a qualidade dos institutos e das empresas cresce.
Acredito que a maior diferença entre os dois caminhos seja o destino do seu esforço de trabalho. Indo para a área acadêmica, seus esforços produzirão conhecimento, abrirão novas fronteiras. Por outro lado, no mercado de trabalho os resultados serão mais imediatos, mais palpáveis. Outra diferença: os problemas costumam surgir no mercado de trabalho para serem resolvidos, nos casos mais difíceis, nos centros de pesquisa.
Ainda não tive que decidir qual deles vou seguir, ou se vou continuar seguindo os dois. A dúvida ainda me atormenta. Mas e você? Já passou por isso? Qual escolheu? Ainda vai passar? Como você vai contribuir para o mundo com seu conhecimento?