Falando em Agile
fabs em 27/10/2008
Continuando a minha saga de eventos do mês ,(Rails Summit, o Encontro Ágil), aconteceu em São paulo na quinta e na sexta o Falando em Agile, um evento sobre métodos ágeis bastante instrutivo e muito bem organizado.
Para quem é nas palavras de Chad Fowler, um “Advanced Beginner” em métodos ágeis como eu, a mensagem que ficou foi…
“Métodos ágeis não é sobre práticas ágeis, mas sim sobre valores, e sobre mudar sempre”.
Para ser bem honesto, eu preferia ter aprendido isso em um evento mais dinâmico, onde eu pudesse sentar com meu mac no chão e bater papo em uma roda de outras pessoas discutindo o assunto, do que sentado em uma cadeira no estilo aula da universidade. Mas deixando isso de lado, o evento foi perfeito.
Logo de abertura, o Keynote do David Anderson sobre Kanban deixou uma dezena de conceitos muito interessantes. Aprendi por exemplo que os especialistas classificam as empresas em apenas 3 grupos (líder de preço,diferenciado e nicho), e de que com a evolução do mercado, as empresas de nicho deixam de existir. Outra coisa interessante, é que ao invés de dividir as funcionalidades (“must”, “should”, “would” e etc) de um projeto podem ser colocadas em 4 grupos (Diferenciais, “Spoilers”, Diminuidora de Custo e Comodite ) e que o risco para o cliente decai a medida que as funcionalidades percorrem esses grupos, da esquerda para direita.
Mas não foi só o keynote que agradou, muitas outras palestras foram ótimas, como a sobre Padrões para introdução de novas idéias do prof. Fabio Kon e do aluno de mestrado Daniel Cukier, o qual também mantém o blog Agile and Art que já tem um post sobre o evento. Outra palestra muito legal foi a do Guilherme Chapiewski sobre como Liderar Equipes Ágeis, enfatizando as grandes vantagens do “lider servidor” em detrimento ao “command control”.
Entretanto, acho que nada me deixou mais surpreso do que o que fez o pessoal da Caelum, que levou um quadro branco, postits e até mesmo o seu cliente para o meio do Evento, praticando a agilidade enquanto assistíamos as palestras.
Por fim, comida boa, belas garotas :-) e um lugar muito agradável, a Caelum está de Parabéns.
Para os mais interessados, tem algumas fotos no meu Picasa.
Espero escrever para vocês semana que vem de Foz do Iguaçu, quando estarei na Latinoware.
Este post foi escrito por um convidado: Fabricio de Sousa Nascimento, membro do grupo de pesquisa do projeto Integrade, é aluno do terceiro ano de ciência da computação pelo IME/USP. E teoricamente mantém o blog do fabs.