Linguagens de programação - Ruby
convidados em 24/11/2008Ruby foi criada no Japão, por Yukihiro Matsumoto que teve como objetivos na sua obra o enfoque nos programadores e não nos computadores, afinal nós somos os mestres e eles são os escravos.
E definitivamente, programar em Ruby é uma diversão e todas as coisas legais não caberão neste post. Em Ruby, tudo é objeto. Por exemplo, um inteiro é um objeto e tem o método abs que devolve o valor absoluto, assim como o método odd? que devolve true se um inteiro for ímpar. Uma função booleana pode terminar em ?, o que torna os programas mais legíveis. Ruby também permite que você passe blocos de código como parâmetro de função.
Outra coisa interessante são os símbolos. Vamos supor que você tenha uma coleção de camisetas e cada um tamanho. Podemos usar Strings para os tamanhos, mas cada um seria um objeto diferente. Uma solução legal que Ruby nos permite fazer são os símbolos. Assim, toda camiseta que tiver o tamanho pequeno terá o atributo tamanho = :pequeno que é único.
Se você quiser saber se algo está em um intervalo, você pode usar o range e o === (sim, são três iguais). Ele devolve se algo está em um intervalo por exemplo (‘a’..’d') === ‘c’ é true, mas (‘a’..’d') === ‘f’ é false.
Alguns sites interessantes sobre Ruby:
- Site oficial da linguagem – Possui um guia rápido e até permite você brincar um pouco com a linguagem.
- Why’s (Poignant) Guide to Ruby – Livro de Ruby, é meio maluco, mas é divertido
- Programming Ruby – The Pragmatic Programmer’s Guide – Livro mais tradicional que também é muito bom.
Esse post foi escrito por Rodrigo Flores, um aluno de ciência da computação do IME/USP, programador Ruby, tradutor de Software Livre e que mantém um blog Rodrigo Flores Blog.
Foto por elliottcable.