Biossegurança da comunicação sem fio
Luiz em 14/01/2009Muito se alardeia sobre os benefícios da comunicação sem fio e sua rápida evolução mas, com exceção da tecnologia celular (cuja segurança já foi bastante discutida, principalmente pelos moradores próximos às antenas), pouco se comenta sobre os riscos que as tecnoplogias envolvidas podem representar para o meio-ambiente e, em especial, para o ser humano.
Esse tema, introduzido pelo professor Alfredo Goldman (do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP), foi abordado por mim numa monografia que compartilho aqui com vocês. Escrevi-a como trabalho de uma matéria ministrada pelo professor no IME/USP: Computação Móvel (clique aqui para mais detalhes sobre a matéria).
Para quem não quer ler a monografia toda, apresento um resumo.
A comunicação sem fio utiliza, atualmente, radiação eletromagnética não-ionizante (por exemplo: ondas de rádio, luz, infravermelho) como meio de transmissão de informações. Sabe-se que essa radiação tem efeitos térmicos em tecidos vivos, ou seja, a exposição a ela causa aquecimento da área exposta. Os níveis de segurança de exposição a esse tipo de radiação, atualmente, são calculados levando-se em conta unicamente os efeitos térmicos. Porém, há diversas evidências de que esse não é o único efeito desse tipo de radiação e de que os outros possíveis efeitos (chamados não-térmicos) talvez sejam muito piores do que os já considerados. Os estudos nessa área ainda não são conclusivos e alguns resultados são contraditórios mas, se levarmos em conta a existência de pessoas que alegam ter hipersensibilidade à radiação eletromagnética (também conhecidas como eletrossensíveis) com sintomas reais relacionados à exposição à radiação, há motivos para nos preocuparmos
E você, o que acha? Essas pessoas, que se dizem eletrossensíveis, sofrem por causa da radiação ou seus sintomas são de outra origem? Celulares causam câncer? O que devemos fazer? Dê sua opinião/sugestão! E se encontrar algum erro ou alguma dúvida, entre em contato!