Construindo sua marca
Jonas Abreu em 06/03/2009Tempos atrás li um post do Jay Fields onde ele comentava sobre a importância de você ter uma marca. Em outras palavras, ele falava sobre você existir para o resto do mundo, expandir seus horizontes.
Por exemplo, atravéz do VidaGeek, diversas oportunidades já apareceram pra mim e outros membros do blog. Fui convidado para um estágio na Google (infelizmente não rolou por problemas administrativos), tive contato com programadores que me mostraram caminhos que eu desconhecia, entre outros.
Mas um detalhe fundamental, você não estaria lendo esse post se não tivesse-mos criado a marca VidaGeek (atravéz da criação de conteúdo de qualidade e um pouquinho de divulgação). E essa é uma das dicas do Jay Fields.
Em geral, o mundo não está interessado em você. Poucas pessoas sabem que você existe. Se você não forçar o mundo a vê-lo, vai continuar escondido em algum canto. Construir uma marca é exatamente sair do seu pequeno mundo e ampliá-lo, sempre deixando bem claro quem é você (para que o resto do mundo te encontre depois).
E como fazer isso? É simples, mas exige um trabalho incrível.
Primeiro: Aprenda inglês. Antes de mais nada você precisa conseguir se comunicar com o resto do mundo e a linguagem padrão é inglês, quer você goste ou não.
Segundo: Mantenha-se informado. Você não vive mais sozinho. Existem várias outras pessoas no mundo com muito a te ensinar. Leia livros, acompanhe blogs (não apenas sobre computação).
Terceiro: Contrinua com a comunidade. OpenSource é porta para muitas coisas. Você aprende muito e cria algo que facilita a vida das pessoas que por sua vez vão contribuir com algo que facilita a sua vida, criando um ciclo virtuoso, porque agora você vai ter mais tempo para contribuir :D.
Quarto: Diga ao mundo o que está fazendo e passe conhecimento para frente. Se você não falar, ninguém vai saber. E se você não ajudar os outros a aprender, não existe muita razão para que eles voltem para o seu site.
Por último, ignore tudo que falei acima quando quiser ou achar que faz sentido. Não existe um único caminho para se construir uma marca. Você tem que achar o seu.