Groupware
fabs em 01/06/2009Este post foi escrito por Rodrigo Flores, aluno de ciência da computação do IME/USP, tradutor de software livre e desenvolvedor do Archlinux-br.
Você utiliza mensageiros instantâneos ? e-mail ? Wikis? Controladores de versão? Gerenciadores de projeto ? Compra coisas baseadas em opiniões alheias no site de venda ? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, você usa um gropware. Mas o que é um groupware ?
Segundo a definição da Wikipedia um groupware é um software feito para pessoas envolvidas em uma tarefa comum a alcançar seus objetivos. Se você já fez um trabalho em grupo sem um controlador de versão, e ficou jogando arquivos de um lado pro outro tendo que intercalar os arquivos manualmente e depois fez isso com um controlador de versão você sabe bem como esse tipo de ferramenta pode te ajudar.
Os groupware podem ser divididos em três tipos: coordenação (por exemplo gerenciadores de projeto como o mingle, e gerenciadores de tarefas compartilhado (como o flyspray), colaboração (um wiki, como o mediawiki e controladores de versão como o git) e comunicação (mensageiros instantâneos como o XMPP e aplicativos de voz sobre IP como o ekiga). Há também dois tipos de interação: síncrona (em tempo real como IRC, mensageiro instantâneo, MMORPG) e assíncrona (as que não são em tempo real como e-mail, gerenciadores de projeto e etc) wikis.
Esta área, que foi criada na década de 80, cresceu muito e hoje aparece em muitas áreas e hoje é essencial em praticamente tudo desenvolvido com relação a internet, seja em jogos (MMORPGs), aplicações comerciais, aplicações web e etc.
Em particular, uma das empresas que mais usa groupwares é o Google. Já reparou no que há em comum em todos os seus serviços ? Google Code, Google Calendar, Google Mail, Google Talk, Google Documents, Blogger, Google Maps, Orkut ? Todos estes são groupwares e ajudam as pessoas a manterem seus projetos de software livre, organizarem suas agendas, terem um cliente para e-mail e mensageiro instantâneo, criar textos, planilhas e apresentações em colaborativamente, expôr suas idéias e receber comentários por elas, criar rotas para você compartilhar com seus amigos, entre outras coisas.