Caracteres bizarros direto do seu teclado
Luiz em 07/09/2009Sabe aqueles caracteres estranhos que a gente quer colocar de vez em quando num texto ou numa conversa online e que o pessoal no Windows faz com a fonte Windings? Eles estão na tabela Unicode (UTF-8) de caracteres! Isso significa que você não precisa de nenhuma fonte especial para colocar símbolos matemáticos nos textos ou então kanji ou letras gregas. Basta que você use uma fonte que suporte todos os caracteres da tabela. E, atualmente, a fonte que vem por padrão no Ubuntu, pelo menos, suporta muito bem.
Note que isso poderia até abolir o uso de emoticons, se esses caracteres incomuns fossem realmente fáceis de digitar. Não que seja difícil de digitá-los no Linux, mas a tabela completa tem 65536 caracteres. Fica um pouco difícil decorar a posição de cada um deles na tabela, não?
Mas até agora eu não expliquei como colocar caracteres como e num campo de texto qualquer no Linux, né? Pois bem, se você sabe o código hexadecimal do caractere que você quer inserir, é bem rápido: Ctrl+Shift+U deve fazer aparecer uma letra “u” sublinhada no seu campo de texto. Agora é só digitar o código hexadecimal do caractere desejado. Por exemplo, o código do “” é “e14e” e dar um espaço ou enter em seguida. Agora, se você não sabe o código, eu recomendo essa tabela ou o utilitário muitas vezes subestimado “Mapa de Caracteres” ☺ (ele mostra o código do caractere selecionado na barra de status, além de, claro, permitir a cópia do caractere para a área de transferência).
O principal problema em usar esses caracteres é a demora para encontrá-los na tabela, mesmo que ela esteja razoavelmente organizada. Um quebra-galho, nesse caso, é anotar os caracteres que você for usar mais numa tabelinha separada e fácil de acessar (por exemplo, um post-it grudado no computador).
Update: Aparentemente esse atalho é do ambiente Gnome. Tentei usá-lo dentro do navegador Opera e não funcionou. Alguém aí sabe de algum jeito mais genérico de fazer isso?