Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Configuração de caminhos no LaTeX

Luiz em 27/02/2010

Um de nossos leitores, o Cacio Gazola, perguntou-nos recentemente como o LaTeX sabe onde procurar os pacotes, fontes e configurações. Eu não sabia, mas fui investigar. Descobri, achei interessante e resolvi compartilhar aqui.

Os recursos extras da maioria das distribuições LaTeX (teTeX, TeX Live, fpTeX e miktex) ficam armazenados segundo um padrão criado pelo TeX Users Group. Esse padrão define uma estrutura de subdiretórios para agrupar cada tipo de recurso. As fontes de uma distribuição, por exemplo, devem ficar num subdiretório fonts////.

Mas isso ainda não especifica o caminho completo: falta saber dentro de qual diretório existe essa estrutura. Então como o LaTeX sabe onde fica essa estrutura de diretórios? Em tempo de compilação, define-se um diretório-raiz principal para a distribuição. É nesse diretório que vão ficar os pacotes e fontes padrão da distribuição, bem como os arquivos de configuração.

Mas você também pode criar um diretório-raiz seu, seguindo essa estrutura e com seus pacotes, e configurar o LaTeX para procurar pacotes nele. Como? Bom, isso depende de qual distribuição LaTeX você está usando e também de como ela foi compilada. Mas você pode descobrir onde ficam os arquivos de configuração principais da sua distribuição com o comando ‘texconfig conf’. A saída dele mostra as variáveis de configuração do seu ambiente LaTeX, inclusive a variável TEXMF, que contém os caminhos para todos os diretórios-raiz de pacotes LaTeX no seu sistema. É essa variável que você deve alterar, incluindo o caminho para seu diretório.

Com tantos diretórios e subdiretórios, e ainda a possibilidade de pacotes em vários lugares diferentes, como o LaTeX encontra os pacotes? Aí entra um programa chamado kpathsea. Ele cria um índice de todos os pacotes instalados. O LaTeX, na hora de processar um documento, chama esse programa para descobrir onde estão os arquivos de cada pacote referenciado pelo documento (pelos comandos \usepackage). Para saber mais sobre esse programa, use o comando ‘texdoc kpathsea’. Lá o autor do programa também conta a história do surgimento do kpathsea.

Creative Commons License
Configuração de caminhos no LaTeX de Luiz está licenciado sob Creative Commons License.