Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Lean Startup - Algumas aplicações

fabs em 30/11/2011

Já tem bastante tempo que não escrevo no vidageek. Desde o meu último artigo, e do retorno da França bastante coisa aconteceu, sendo a principal delas a minha entrada nesse mundo de startups, fundando e fechando a Tailorbirds. Aprendi muita coisa nesses quase dois anos viajando e empreendendo, e achei que seria muito legal vir aqui no vidageek compartilhar com vocês.

Decidi começar falando de Lean Startup, uma metodologia para desenvolvimento de produtos, muito interessante para quem é ou está pensando em ser empreendedor. Muitas pessoas antes de mim já fizeram uma boa introdução sobre o tema, se você nunca ouviu falar, recomendo dar uma lida nesse artigo do manual da startup, ou se o inglês estiver afiado, o blog do Eric Ries (criador do termo Lean Startup), o site da metodologia ou até mesmo a wikipedia.

Em resumo, vejo como principal motivação de Lean Startup evitar o desperdício de recursos na contrução de um produto que as pessoas não usam, que não entrega valor. Uma startup, segundo a metodologia, devia ter como principal objetivo formular hipóteses a respeito do seu modelo de negócios, e do uso do seu produto e em seguida testa-las através de protótipos capazes de colhetar feedback de seus usuários finais.

Lean Startup já estava por ai antes do termo, seus valores são fortemente inspirados em outras metodologias já bem difundidas como métodos ágeis, customer development e o próprio Lean da Toyota. A metodologia nada mais e do que um conjunto de ferramentas e boas praticas que aplicadas segundo os valores citados, maximizam a chance de se desenvolver um produto de sucesso e minimizam o risco de desenvolver algo que nao serve a ninguém. Para fazer isso, a metodologia tem como objetivo iterar o mais rápido possível no loop abaixo:

20111130-102341.jpg

Dado esse pequeno resumo, até quinta que vem, pretendo falar de quatro experiências que tive com quatro produtos que desenvolvi esse ano, e em cada experiência ressaltar uma das técnicas de Lean Startup que usamos no produto. São eles

poptask.com – Como construir uma Landing Page
webgym.com (fora do ar) – Bussines Model Canvas e Lean Model Canvas
baladasdausp.com.brftr – Iterando rapidamente no ciclo Lean (a imagem deste post)
SkiKitty (android) – Utilização de Métricas (se você quiser testar a versão beta para iphone, basta mandar um e-mail para iphonegame@tailorbirds.com.br

Se você ficou interessado no assunto, recomendo o livro The Lean Startup do próprio Eric Ries, ou se inscrever no curso de Lean Startup que darei junto com alguns colegas em janeiro do ano que vem.

Creative Commons License
Lean Startup - Algumas aplicações de fabs está licenciado sob Creative Commons License.