Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Lean Startup - Usando métricas para tomar decisões (Ski kitty)

fabs em 06/12/2011

20111206-012036.jpgLogo que decidimos fazer o Ski Kitty para plataformas móveis, um dos primeiros desafios foi decidir, entre inúmeros modos de jogo, qual seria o mais divertido de jogar. Pensamos em várias mecânicas para o jogo. Três delas pareciam bem interessantes. Por muito tempo discutimos baseado nossas opiniões, o que cada um dos membros da equipe achava que deveria ser a melhor opção.

Foi então que decidimos medir o resultado de cada um dos modos, através de métricas usando o flurry, de modo a descobrir como os nossos usuários iriam reagir a esses modos.

Decidimos testar nossos dois modos favoritos. Eles foram publicados no jogo Avalanche (anterior ao Ski Kitty). Esses dois modos estão presentes gratuitamente no nosso jogo para Android, e estarão em breve no Iphone e Ipad também. No iOS um dos modos e pago. Vamos chama-los de modo A e modo B. Os gráficos abaixo mostram número de sessões (no eixo y) e numero de repetições em cada sessão (no eixo x).

Modo A Modo B
[![][5]][5]

No menu de seleção, o modo B tinha destaque com relacao ao modo A, entretanto, tivemos muitos mais sessões no modo A. Os graficos nao estao em escala, mas so no grupo de pessoas que jogaram 1 ou 2 vezes, sao 240 sessões no modo A e 180 no modo B, sendo que o modo A ainda dispunha de 120 usuario jogando entre 3 e 9 vezes e pelo menos 10 jogando entre 10 e 29 vezes. Testamos tudo isso no periodo de 1 mês, então sessões entre 10-29 significam jogadores que jogaram frequentemente, tivemos 10 no modo A.

Assim, foi muito mais facil decidir qual o modo preferido dos jogadores, ainda que em uma amostra pequena.

Se você tem um dispositivo Android, recomendo testar o SkiKitty, e observar os dois modos. Se seu dispositivo é um iphone, a Apple ainda vai aprovar nosso pedido, fique ligado no blog que eu aviso quando o jogo sair.

Creative Commons License
Lean Startup - Usando métricas para tomar decisões (Ski kitty) de fabs está licenciado sob Creative Commons License.