As recentes mudanças no Google Reader
Luiz em 17/12/2011A Google reformulou recentemente vários de seus serviços. Aparentemente, as mudanças foram principalmente no visual e na integração com a nova rede social deles, o Google Plus, com o intuito, acredito, de alavancar seu uso.
O Google Reader, agregador de feeds, não ficou de fora. Desde que comecei a utilizá-lo, em 2008, se não me engano, o serviço não havia passado por grandes mudanças. Sempre contou com um sistema de tagueamento agrupamento de sites e artigos por categorias, compartilhamento de artigos com amigos e mecanismo de feedback sobre um determinado post (igual ao “Like” do Facebook).
É possível ver que as características mais sociais conflitam com algumas das ferramentas do Google Plus. Com isso em mente, a Google substitui as ferramentas do Google Reader pela integração com o Google Plus. Ou seja, se antes você compartilhava um artigo com seus amigos do Reader, agora você compartilha com pessoas ou círculos do Plus. Se você dava “Like” num artigo, agora você dá “+1″.
A integração, do ponto de vista da empresa, faz todo sentido. No entanto, ela me trouxe um desconforto considerável. Anteriormente, se alguém compartilhava um artigo comigo, eu via isso dentro do próprio Reader, junto com os artigos dos sites que eu já assinava. Agora, preciso entrar no Google Plus para ver o que meus amigos andam lendo. A interação social que era parte da leitura de artigos no Reader foi removida, de certa forma. Agora, só dá para interagir pelo Google Plus, que não é exclusivo para leitura.
Resumindo em poucas palavras, tenho saudades do Google Reader antigo e da facilidade de compartilhar informações que você achava relevantes com seus amigos. Claro que existem muitos outros mecanismos para isso, mas nenhum é tão prático como o Reader era. Tomara que a Google melhore essa integração entre o Reader e o Plus.