Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Tempo x Prioridade

Jonas Abreu em 07/02/2013

Não deu tempo de ir

Estou sem tempo de estudar

Não deu tempo de entregar

Já ouviram ou falaram isso? Quem convive comigo já está acostumado a ouvir "todos temos 24 horas por dia". E alguns ficam ofendidos com isso.

Existe um grande problema nessas frases. Elas são uma fuga que passa despercebida afinal, se não deu tempo, o que podemos fazer? No fim, a culpa implícita alí é do relógio que não parou de mover os ponteiros. Você se exime da culpa e tudo está certo. Só que não está.

Todos temos 24 horas por dia. Então se existem pessoas fazendo coisas que não conseguimos, não é por causa do tempo. É uma questão das prioridades que escolhemos.

E aqui a coisa fica feia. Afinal, se a prioridade está errada ou não agrada alguém, a culpa é nossa e não de uma entidade independente de nós.

Já pensaram responder para a(o) namorada(o) que você não foi encontrá-la(o) porque beber com os amigos era uma prioridade maior? Certeza de briga.

Mas essa é a verdade nua e crua. Você escolheu entre duas coisas mutualmente exclusivas. E venceu a que teve maior prioridade, mesmo que você não tenha pensado nisso.

Pensar dessa forma é complicado, mas traz uma vantagem importante. Você não tem mais algo a culpar além de você. O culpado de não estudar por causa do trabalho (que é uma prioridade maior do que estudar para algumas pessoas) é você. Você não foi jantar com a sogra porque a prioridade maior era rever os amigos. Você não terminou o trabalho porque jogar WoW era uma prioridade maior.

E NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA ERRADO COM ISSO!!!!!!

Você é quem determina onde você quer chegar. Como alguém pode dizer que as suas prioridades estão erradas? No máximo, elas podem simplesmente ir contra a expectativa de outras pessoas. Mas quem disse que vivemos para satisfazer expectativas de outras pessoas?

Creative Commons License
Tempo x Prioridade de Jonas Abreu está licenciado sob Creative Commons License.