Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Testes legíveis, projetos felizes

Luiz em 13/07/2013

Recentemente aconteceu a Agile Brazil 2013, um evento que reúne desenvolvedores e líderes para discutir como é possível tornar equipes de desenvolvimento de software mais ágeis, ou seja, mais capazes de responder a mudanças rapidamente e de entregar software que satisfaça os clientes e usuários. É um evento bastante interessante para quem procura se tornar um desenvolvedor melhor para o mercado!

Esta foi a quarta edição do evento, mas foi apenas minha primeira participação; primeira de muitas, espero! Participei assistindo diversas palestras, entre elas o excelente keynote do Alexandre Gomes, uma sobre pretotyping, do Guilherme Motta e uma sobre requisitos não-funcionais, do Danilo Sato.

Também dei uma palestra, na qual enfatizei a importância de cuidarmos bem do código de nossos testes automatizados. O feedback foi bom e, dentre as sugestões, uma que pretendo seguir é incluir contextos e exemplos na palestra (numa próxima oportunidade). Os slides estão disponíveis online.

Vale um comentário sobre os slides: é a primeira vez que utilizo HTML, CSS e JavaScript pura e simplesmente para montar uma apresentação. Usei a biblioteca reveal.js para facilitar as coisas e para ganhar algumas benesses como notas de palestra, contador de tempo e navegação entre slides bastante sofisticada. Devo dizer que a experiência não foi tão suave quanto gostaria (tive alguns problemas com resoluções diferentes e com diferenças entre navegadores) mas, no geral, achei interessante. Recomendo aos corajosos de plantão! E convido os leitores a comentarem sobre o material e sobre suas experiências com ferramentas não tradicionais de apresentação.

Creative Commons License
Testes legíveis, projetos felizes de Luiz está licenciado sob Creative Commons License.