Guia Linux - Parte VI: LAMP (Apache + MySQL + PHP)
convidados em 04/06/2007Hoje em dia com o crescimento dos aplicativos rodando exclusivamente na Web todo programador acaba eventualmente aprendendo uma linguagem de programação de scripts que possa ser executada e tranformada num HTML. Antigamente o PHP e o Microsoft ASP dominavam o mercado, apesar de existirem outras linguagens como o ColdFusion e o Perl (através dos CGIs). Hoje Ruby on Rails e Java EE vão ganhando espaço, mas a maior parte dos sistemas ainda são em PHP. Tanto que foi criada a sigla LAMP (Linux + Apache + MySQL + PHP) para representar um bom sistema completamente open-source para o PHP. Aqui damos algumas dicas de como instalar um LAMP no seu Gentoo.
Apache (Site Oficial)
O Apache é um servidor Web completamente capaz de realizar tudo que um servidor precisa. Alias, ele é provavelmente o servidor mais capaz que exista, apesar de que fãs do Windows vão, possivelmente, defender seu próprio servidor. Praticamente todo grande servidor Web roda hoje sobre o Apache.
A instalação do Apache no Gentoo é extremamente simples. Basta adicionar “apache2” à variável USE no /etc/make.conf e executar
emerge apache
Após a instalação você poderá iniciar o servidor com
/etc/init.d/apache2 start
e se quiser que ele seja iniciado no boot basta adiciona-lo ao runlevel default
rc-update add apache2 default
Para testa-lo vá no navegador e entrem em http://localhost/. A mensagem “Funcionou! O Apache Web Server foi instalado corretamente neste Web Site!” deverá aparecer.
Mais informações:
- Gentoo Wiki: Apache2 Install
- Gentoo Wiki: How To Apache2 with PHP MySQL
MySQL( SiteOficial )
O MySQL é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (ou quase, como diria meu professor de Banco de Dados) bastante popular entre os desenvolvedores de projetos em PHP. Apesar de existirem opções proprietárias muito avançadas na área de banco de dados (como o Oracle, por exemplo), o MySQL é capaz de fazer o serviço que a maioria das pessoas normais e pequenas empresas podem precisar e também irá funcionar bem para grandes projetos.
A instalação é um pouco mais complicada do que o normal. Inicialmente adicione “berkdb” à variável USE e então execute:
emerge mysql
Agora será necessário configurar o MySQL, mas o portage te ajuda com o comando
emerge --config mysql
Para o rodar o MySQL execute
/etc/init.d/mysql start
e para adicionar ao runlevel default use
rc-update add mysql default
Agora, você precisará executar dois comandos
mysql_setpermission
(para criar usuários e bancos de dados)
mysql_secure_installation
(para arrumar algumas configrações de segurança)
Para testar execute:
mysql -u root --password (sua senha será pedida)<br />
mysql>show databases;<br />
Nesse ponto o MySQL deve estar rodando corretamente na sua maquina. Para criar facilmente bancos de dados e usuários e mudar permissões use o mysql_setpermission. Maiores informações podem ser encontradas na Wiki do Gentoo em MySQL Install.
PHP (Site Oficial)
O PHP é, provavelmente, a linguagem mais popular da Web, principalmente por ser capaz de realizar praticamente tudo que um programador Web precisa. Ela pode até ser usada como linguagem de script (mas seria o mesmo que escrever um sistema operacional em Perl) graças a sua vasta capacidade e extensão. Ela permite que código, numa sintaxe muito parecida com a do C, seja inserido dentro do HTML (o que é extremamente confuso sem padrões de projeto e um programador experiente, algo que o Rails alega ter arrumado), isso permite a criação de sites de conteúdo dinâmico com conteúdos retirados de banco de dados ou outras fontes. No final das contas, pelo bem ou pelo mal, muitas das aplicações Web rodam hoje sobre o PHP.
Para instalar o PHP basta adicionar “mysql” à variável USE e então executar
emerge php
Após a instalação, que pode demorar um tempo razoável, será necessário reiniciar o Apache, o que poderá ser feito com o comando
/etc/init.d/apache2 restart
Pronto! Você já tem um servidor LAMP rodando na sua máquina. A configuração do Apache, do MySQL e a programação em PHP fogem do escopo deste guia, mas muita informação pode ser encontrada nos sites oficiais, principalmente no site do PHP que contém muita informação para quem quer programar nessa linguagem.