Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Linux para jogos

Luiz em 01/02/2008

Recentemente minhas experiências com jogos têm sido melhores no Linux do que no Windows. Os jogos no Linux rodaram mais rápido e não travaram, o que já não posso dizer sobre os jogos do Windows (droga, perdi uma cidade linda no SimCity!). Consegui rodar Frets on Fire no Linux, mas não no Windows. Fora que muitos abandonwares rodam melhor no DOSBox do que no Windows, e o DOSBox roda muito bem no Linux.

É claro que muitos jogos só rodam no Windows, mas isso também não é um empecilho para quem quer tirar proveito da qualidade do Linux. O Cedega é um emulador de Windows para Linux especialmente para jogos (veja o screenshot abaixo). É muito bom e eficiente. Pena que é pago, mas é mais barato que o Windows…

Cedega

O mercado de jogos está mudando, também. Recentemente, a Electronic Arts lançou uma versão gratuita do jogo de futebol FIFA e também anunciou uma versão gratuita do jogo Battlefield, o Battlefield Heroes. Outros títulos também estão sendo lançados em versões gratuitas. A renda está vindo de anúncios dentro desses jogos. Quem sabe agora que esses jogos mais populares estão ganhando versões gratuitas não ganhem também uma versão gratuita que rode no Linux?

Creative Commons License
Linux para jogos de Luiz está licenciado sob Creative Commons License.