Desenvolvimento de jogos com o Morphic
Luiz em 21/03/2008Há muito tempo vejo propagandas de ferramentas de desenvolvimento de jogos que se propõem a serem super fáceis de usar, permitindo o desenvolvimento de um jogo simples em pouco tempo. Já experimentei uma ou outra, e nenhum é tão fácil assim de usar, fora que muitas são pagas. Mas, recentemente, descobri um arcabouço para desenvolvimento não só de jogos, mas de interfaces gráficas em geral, baseado em Smalltalk. Esse arcabouço, chamado Morphic, vem de graça com o Squeak, um ambiente open-source de desenvolvimento e interação em Smalltalk.
Por ser em Smalltalk, tudo são objetos no Morphic, inclusive a moldura das janelas. Você pode inspecionar, modificar, deletar, fazer o que quiser com os objetos (tanto da interface gráfica como com qualquer outro do ambiente, inclusive o SmallInteger). Para criar um novo objeto do Morphic, você pode tanto importar um desenho como utilizar um objeto já pronto ou simplesmente desenhá-lo dentro do Squeak! Depois disso, todo o processo de programação do objeto pode ser gráfico, não sendo necessário escrever código para fazê-lo funcionar. A programação é feita de modo gráfico, onde os objetos e métodos são representados por Tiles (tijolos) gráficos. É simplesmente uma representação gráfica dos tijolos que nós, programadores, estamos acostumados a usar, que são as variáveis, funções etc.
Se você ficou curioso em conhecer mais sobre o Morphic, recomendo a leitura do texto sobre Smalltalk na Wikipédia (link acima), além de recomendar esse ótimo screencast feito pelo Hugo Corbucci (necessita de Java para ser assistido):