Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Indo contra o GeekStyleofLife

Jonas Abreu em 24/08/2008

Tempos atrás, escrevi sobre algumas doenças bem características de programadores.

Essas doenças são resultado direto da forma como vivemos (em especial Geeks). Nosso corpo não foi feito pra passar 32 horas por dia digitando em um teclado. Muito menos sentar da forma completamente torta (quase artística) como ficamos quando estamos assistindo um filme, programando ou jogando.

Um mês e meio atrás comecei a praticar Iaido (além de Nei Kung).

Além de sair completamente destruído das aulas (acho que a última vez que tinha feito exercício físico regularmente eu tinha 14 anos – tenho 23 agora) comecei a notar que estava com dificuldade pra digitar. Chegou a culminar em uma semana que começar a digitar fazia meu antebraço direito doer tanto que eu tinha que parar (pra isso que serve programação pareada :) ).

Isso aconteceu porque o Iaido exige muito do braço direito. Graças a isso eu percebi que estava com um problema muito mais sério do que eu achava. Provavelmente, se eu não tivesse feito nada, em alguns mêses eu teria alguma lesão séria no braço e poderia quase dizer adeus a carreira como programador.

Com os treinos minha musculatura está voltando vagarosamente a um ponto razoável. Além disso me sinto muito mais disposto durante o dia inteiro. Acho que nesse aspecto, estou abandonando completamente o estilo Geek (afinal, exercício é coisa pra quem não sabe escovar bits!).

Creative Commons License
Indo contra o GeekStyleofLife de Jonas Abreu está licenciado sob Creative Commons License.