Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Ruby e Rails no Mundo Real

convidados em 05/04/2009

Rer 2009
O Ruby e Rails no Mundo Real aconteceu em São Paulo neste sábado (04/04/09) em São Paulo. O evento começou com uma grande decepção: um evento com 130 programadores Ruby/Rails mas sem internet Wireless, ou seja, nada de Twitter, E-mails e instalação de gems. As tomadas também eram poucas e foi preciso revezar entre três notes (eu, Fabsn e Flores).

Mas nem tudo foi ruim no evento. Ganhamos uma apostila com (quase todos) slides das palestras e pudemos ver tecnologias como XMPP4R e Jabber (apesar de uma palestra maçante na quantidade de códigos) e várias formas de programação de Ruby para Desktop (como Shoes, Ruby-GTK, FXRuby e RubyCocoa) e ainda sobre o testes (algo bem batido, mas que apresentou o Remarkable – uma série de matchers para RSpec).

Num âmbito menos técnico, vimos uma palestra muito divertida e interessante sobre outsorcing – como ganhar dinheiro trabalhando para os gringos via internet. Foi apresentado o já clássico Ruby Learning para quem está começando a aprender a linguagem. Em particular, uma palestra de empreendedorismo com Ruby foi deplorável.

No final, o guru Fabio Kung salvou o evento (que apesar de ter algumas coisas boas, dava a sensação de que o dinheiro tinha sido mal investido) apresentando uma fantástica palestra sobre metaprogramação em Ruby – ou o que ele chamou de magia negra. Utilizando a ParseTree (a mesma do RFactor), Kung mostrou coisas absurdas como fazer o algoritmo map reduce do Google, obter incríveis informações do seu código (como complexidade e más práticas de programação).

Uma cobertura mais detalhada pode ser encontrada no Ruby Inside Brasil (apesar de divergimos de algumas opiniões). O evento foi organizado pelo Grupo de Usuários de Ruby de São Paulo (GURU-SP), um grupo animado que vale a pena conhecer. Apesar de tudo, achamos que valeu a iniciativa do grupo em fazer este evento.