Linux, Open-source, Programação e Produtividade

USP - nova flashmob anti-greve dia 25/06

Cecilia Fernandes em 22/06/2009

Começo esse post pedindo desculpas aos nossos leitores que não fazem parte da USP, mas algumas causas exigem que mesmo quem não gosta de se manifestar em questões políticas faça algo a respeito.

A Universidade de São Paulo é uma instituição reconhecida internacionalmente em produção científica e, nos últimos tempos, reconhecida nacionalmente por ter se tornado palco de conflitos. Conflitos gerados por um pequeno grupo de pessoas que se diz representar os funcionários, docentes e estudantes da USP – e não representam, como mostram os resultados da pesquisa online criada pelo estudante Anderson, atualmente da EACH ( http://greveuspresultado.dnsalias.com/ )

Na tentativa de mostrar, de forma pacífica, aos grevistas que eles são a minoria, foi realizado um Flashmob na última sexta-feira, na prainha da ECA. Apesar da pouca divulgação, várias pessoas apareceram por lá e foram recebidos com gritos de “Facista” e “filho de banqueiro” pelo Sintusp. Mais do que isso, vídeos no YouTube mostram grevistas empurrando os manifestantes que apenas olhavam para o carro de som – o que mais choca é que esses que partiram para a agressão são “estudantes” da USP, os funcionários se mostraram mais civilizados.

http://www.youtube.com/watch?v=47XB5R4XCow

http://www.youtube.com/watch?v=MOTY3_LCPlg

No mesmo dia, mais à noite na Praça do Relógio, outra flashmob pacífica se reuniu por um breve período e, quando começou a se dispersar, pessoas anti-greve sofreram novamente agressões, primeiro verbais dos grevistas. A sequência foi narrada no Orkut (link) por um rapaz que levou cuspe e chutes de grevistas. Recomendo a leitura. Para quem não usa Orkut, o texto foi transcrito aqui:

http://blogdotom.wordpress.com/2009/06/20/o-estado-de-violencia-na-usp-so-tende-a-piorar/

Pela recepção violenta da parte dos grevistas e, claro, para mostrarmos, apenas pela presença pacífica na reunião, nossa opinião sobre a tal da greve da USP, propôs-se um novo Flashmob:


Dia: 25/06/2009 quinta-feira
Horário: 12:30
Local: Em frente à FEA
(página no Orkut)

É importante ressaltar a pacificidade da reunião. A intenção é mostrar o número de pessoas anti-greve na USP, não é fazer bagunça, não é ofender ninguém, mas sim mostrar nossa representatividade.

Sei que muitos estudantes anti-greve não poderão participar, já que muitos de nós usa cada minuto extra do tempo para estudar, fazer trabalhos ou escrever teses de mestrado/doutorado – ou se desdobra para estudar e trabalhar. E exatamente isso é o que torna importante fazer um esforço para estar presente nesse flashmob. Se você tem esse tempinho na hora do almoço, passe lá para mostrar sua opinião – mostrar quem é maioria.

Obrigado pela atenção e, novamente, peço desculpas aos leitores que não deveriam precisar ser expostos a isso. Infelizmente, se faz necessário.

Creative Commons License
USP - nova flashmob anti-greve dia 25/06 de Cecilia Fernandes está licenciado sob Creative Commons License.